ANIVERSÁRIO DA AAAI: 16 ANOS NA PROTEÇÃO E DEFESA DOS ANIMAIS EM IJUÍ

No dia 10.03.2017, a Associação dos Amigos de Animais de Ijuí – AAAI completa 16 anos no seu trabalho de proteção e defesa de animais em Ijuí. Quando em 10 de março de 2001 começamos o trabalho, o fizemos com a determinação e entusiasmo próprios de protetores de animais. Tínhamos expectativas de melhorar a vida dos animais em nossa comunidade. Queríamos proteger e defender animais da falta de atenção e cuidados em que muitos vivem, como se fossem objetos, que não sofrem, não compreendem, que podem ser mal tratados, descartados e mortos. Queríamos batalhar por políticas públicas de atenção e cuidado dos animais em Ijuí.
Tudo andou muito vagarosamente sempre demandando grande empenho e mobilização para que houvesse conscientização e sensibilização da comunidade e participação pública no trabalho. À AAAI por muitos anos, foi atribuída a responsabilidade por tudo que dizia respeito a atenção e cuidado dos animais na comunidade, particularmente cães e gatos. Trabalho impossível de ser atendido integralmente, com a melhor das boas vontades, por uma entidade com poucos recursos, sem estrutura material e pouco pessoal. Até 30 de junho de 2009 tínhamos consciência que não podíamos desistir e simplesmente entregar o canil administrado pela AAAI para o Município, pois a prática em muitas localidades era o recolhimento de cães que se encontrassem na rua, que não sendo resgatados ou adotados, eram eutanasiados (mortos). Na referida data foi editada a Lei Estadual nº 13.193 que proíbe eutanásia coletiva de animais em canis públicos, o que viabilizaria transferir a administração do canil e toda a demanda da comunidade (animais doentes, abandonados, controle de população, fiscalização de maus tratos), com alguma garantia e por justas e óbvias razões, à Prefeitura.
Não houve tempo para tal decisão, pois nesta época fomos surpreendidos pela sanha de um pequeno grupo de pessoas que tentaram denegrir e desestabilizar a AAAI e seus dirigentes. Essas pessoas que caluniaram, tentando difamar a AAAI e seus dirigentes, não tiveram êxito no seu intento, uma vez que a Associação não foi somente isentada das acusações infundadas, foi elogiada, recebeu e recebe o reconhecimento e a valorização da comunidade, tanto que em 08.03.2010 foi contemplada com votos congratulatórios pela Câmara de Vereadores do Município, pelo “ótimo trabalho realizado junto à comunidade ijuiense”. Exceto a relatada tentativa de nos prejudicar, tivemos importantes apoios, adesões, crescimento dos defensores da causa e alguns avanços concretos. E o mais significativo: ajudamos milhares de animais nestes anos.
Achamos importante mencionar o citado episódio, que prejudicou não só o nosso trabalho, mas também grande número de animais que deixaram de ser atendidos, por desviar o foco de nossa atenção. Foi um “acidente” de percurso que não nos abateu, pois com resiliência e persistência, continuamos no trabalho, porque acreditamos que estávamos, e estamos, fazendo o possível, procurando concretizar direitos dos animais à vida e ao bem estar. Não nos abateu também porque sabíamos que havia interesses e intenções em jogo, dessas pessoas, que mesmo não fazendo melhor ou não fazendo nada de significativo para mudar a realidade, criaram situações para tirar proveito próprio. Este caso, no entanto, não impediu que continuássemos servindo animais e a comunidade.
Quando completamos 16 anos de serviços, também inicia uma nova gestão pública municipal com a qual precisamos nos relacionar nos próximos anos, num notável contexto de aumento da consciência dos direitos dos animais, de um crescente conhecimento e reconhecimento de que eles são seres sencientes, com grande e histórica contribuição à sociedade, seres amparados na sua dignidade e por preceitos éticos, religiosos e legais. Temos expectativas de que seja um novo período com melhorias na atenção e cuidado dos animais em Ijuí. O Poder Público Municipal tem feito promessas neste sentido, e nossa reivindicação, pedido, esperança e expectativa, como entidade de proteção e defesa dos animais, certamente é de que se cumpra o estabelecido na legislação federal, em leis estaduais e na lei municipal (nº 5.738/2013) para caninos e felinos, e que se produza uma lei de proteção para cavalos tão desamparados em nosso Município.
OS ANIMAIS SÃO DE RESPONSABILIDADE DO PODER PÚBLICO!
Decreto 24.645 de 10.07.1934, Art. 1º: “Todos os animais são tutelados do Estado”.
Constituição Federal (1988) Art. 225 § 1º, VII: “Incumbe ao Poder Público proteger fauna e a flora, vedadas as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção das espécies ou submetam os animais a crueldade”.
CONCLAMAMOS OS CIDADÃOS IJUIENSES A FORTALECER O BOM COMBATE PELO CUMPRIMENTO DOS DIREITOS DOS ANIMAIS EM IJUÍ

Ijuí, 10 de março de 2017

Diretoria da AAAI

624 Total de Visualizações 2 Visualizações Hoje

Deixe uma resposta