POR QUE DEFENDER E PROTEGER ANIMAIS ?

A propósito de recentes declarações de um Comunicador da imprensa radiofônica em Ijuí, que estão causando estranhamento e mais do que isto, indignação, entre muitas pessoas e setores da comunidade, nós, da Associação dos Amigos de Animais de Ijuí – AAAI, que há muitos anos nos dedicamos à defesa e proteção dos animais, não podemos nos calar.

Frente ao que foi divulgado pela imprensa local e pelas redes sociais, consideramos que a opinião pessoal do Comunicador vai na contramão do pensamento contemporâneo sobre direitos dos animais, contraria uma abordagem ética, moral e legal, expressa em preceitos de organizações mundiais,de inúmeras organizações e leis no Brasil, contraria o pensamento de pessoas esclarecidas, todos apontando para o RESPEITO À VIDA EM TODAS AS SUAS EXPRESSÕES. Respeitamos todas as formas de luta e organização em defesa da vida, a exemplo das organizações que atuam em defesa das crianças, dos idosos, das vítimas de trabalho escravo, assim como as formas coletivas de combate à corrupção. Achamos que todas essas lutas são necessárias, assim como aquela que travamos em defesa dos direitos dos animais. Manifestamos a certeza de que O EQUILÍBRIO ENTRE TODOS OS SERES É NECESSÁRIO PARA PRESERVAR A VIDA DE TODOS.

À questão levantada pelo Comunicador, de prioridades de investimentos, trabalho e tempo, respondemos, que o que deve ser colocado em questão é não defender nenhuma forma de vida. O que devemos QUESTIONAR É O QUE AFRONTA A VIDA E O MEIO AMBIENTE, COMO AS FORMAS DE CONSUMO EXAGERADO DE BENS DESNECESSÁRIOS PARA O BEM VIVER, QUESTIONAR TAMBÉM A PROMOÇÃO DO LAZER QUE MOVIMENTA BILHÕES DE RECURSOS ECONÔMICOS E ALIENA PESSOAS (muitas vezes a custa do sofrimento dos animais), E AS TANTAS OUTRAS FORMAS PELAS QUAIS SE MANIFESTAM O CONSUMISMO, O INDIVIDUALISMO, O EGOÍSMO, A GANÂNCIA E A IRRACIONALIDADE QUE NÃO RESPEITAM A VIDA.

Nossas ações, enquanto entidade de defesa e proteção dos animais, estão alinhadas com a Declaração Universal sobre Direitos dos Animais, proclamada pela UNESCO em 1978, assinada por grande número de países, incluindo o Brasil. Preceitos estes que, inclusive, poderiam ser considerados pelos formadores de opinião pública. 1 – Todos os animais têm o mesmo direito à vida. 2 – Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem. 3 – Nenhum animal deve ser maltratado. 4 – Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat. 5 – O animal que o homem escolher para companheiro não deve nunca ser abandonado. 6 – Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhes causem dor. 7 – Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida. 8 – A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais. 9 – Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei. 10 – O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais

933 Total de Visualizações 1 Visualizações Hoje

2 thoughts on “POR QUE DEFENDER E PROTEGER ANIMAIS ?

Deixe uma resposta